A medição de consumo em shoppings é fundamental para compor os valores que serão cobrados no condomínio. Essa medição diz respeito ao consumo de água, energia e gás.
A maioria dos shoppings tem medidores individualizados, o que gera um esforço grande da equipe operacional. Hoje existem três formas de medição: manual, via aplicativo e através de medidores inteligentes (IOT).
Algumas perguntas permeiam quando o assunto é medição de consumo em shoppings, tais como: Como é feita essa medição? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma das três formas? Qual a melhor solução?
Pensando nisso, este artigo vai abordar a medição de consumo em shoppings respondendo essas questões relacionadas ao tema.
Como é feita a medição de consumo nos shoppings?
A medição de consumo é feita mensalmente e pode ser realizada de 3 formas:
- Manualmente;
- Via aplicativo;
- Automática (medidores inteligentes).
Manual
A forma manual é quando um colaborador, munido de uma planilha impressa e uma prancheta, verifica a medição em cada aparelho anotando o valor do consumo. Após o término da inspeção, esses dados são cadastrados uma a um no sistema de gestão ou repassados para uma planilha onde será feito o cálculo do consumo.
Aplicativo
Outra forma de verificar esses dados é via aplicativo. Aqui o operador pode criar um roteiro de inspeção e digitar os dados de consumo direto no celular ou tablet, podendo também usar a câmera para fotografar os medidores.
No aplicativo, ele tem acesso rápido às informações das medições concluídas e as que ainda precisam ser feitas. A grande vantagem desse método é a integração com o sistema financeiro do shopping, como é o caso do Group Medições que integra ao Group Shopping.
Medidores inteligentes
E a outra forma é através de medidores inteligentes, que estão conectados à internet e enviam os dados diretamente para o sistema financeiro.
Vantagens e desvantagens de cada forma de medição
Todas as formas de realizar a medição de consumo em shoppings apresentará vantagens e desvantagens, por isso, cabe ao gestor escolher qual melhor se adequa a realidade do empreendimento.
A medição manual, embora possa parecer o método mais econômico, está sujeita a erros que podem prejudicar o cálculo do condomínio e trazer muita dor de cabeça ao shopping.
A medição via aplicativo reduz significativamente a chance de erro, visto que o teremos a foto do medidor para comprovar a leitura. Além disso, o custo do aplicativo costuma ser bem é bem acessível e não demanda mudanças na estrutura atual do shopping.
A vantagem dos medidores inteligentes é a automatização total do processo, praticamente sem intervenção humana. No entanto, o custo desses medidores ainda é alto e quanto maior o shopping, maior será o investimento. Além disso, é necessário estudar mudanças na rede de internet, o que irá gerar mais custos.
Qual a melhor solução para a medição de consumo em shoppings?
Como já foi falado, é preciso analisar a realidade do empreendimento para escolher a melhor opção para a medição de consumo em shoppings. Contudo, é possível sugerir um meio que se adequa a todas as realidades.
Bem, levando em consideração custo e praticidade, a medição via aplicativo seria a melhor solução. Por isso, é importante que o shopping tenha um sistema de gestão integrado com o app e que emita alertas em caso de anomalias de consumo.
Além disso, é fundamental que o sistema guarde o histórico de consumo para trazer insights sobre as épocas de pico de gasto para lhe ajudar na criação de ações para economia de energia e redução de custo.
Como a Group Software pode ajudar sua medição de consumo?
Hoje a Group shopping pode te atender em 2 cenários pois temos o Group Medições, um aplicativo com todas as principais funcionalidades que você precisa para tornar mais fácil a gestão do consumo como, roteiro de medição, foto, dashboard com as medições realizadas e pendentes, retificações e muito mais.
E podemos também nos integrar com os medidores inteligentes via nosso módulo Gsync.
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