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Shoppings

Como aumentar a performance de venda em shopping

Entenda tudo sobre performance de venda em shopping center e saiba como aumentá-la.

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Bruna Diana

20/06/2023
10/10/2024
  • Afinal, o que é performance de venda em shopping? 
  • Estratégias de marketing 
  • Experiência do cliente 
  • Potencial do e-commerce 
  • Impacto do visual merchandising 

ÍNDICE

  • Afinal, o que é performance de venda em shopping? 
  • Estratégias de marketing 
  • Experiência do cliente 
  • Potencial do e-commerce 
  • Impacto do visual merchandising 

A performance de venda em shopping envolve uma série de estratégias para quem deseja se destacar.  

Os shoppings desempenham um papel fundamental no cenário varejista, oferecendo aos consumidores um ambiente diversificado e atrativo para suas compras.  

Levantamento da Abrasce mostrou que as vendas em shopping em fevereiro deste ano tiveram um aumento de 3% em comparação com o mesmo período de 2022. O ticket médio das vendas no empreendimento foi de R$140,93. Em janeiro, o valor foi de R$ 119,68. 

Diante disso, é importante ter ferramentas eficazes para aproveitar essa crescente. Por isso, este artigo visa fornecer algumas estratégias para você aumentar a performance de venda em shopping. 

Afinal, o que é performance de venda em shopping?

Antes de tudo e de falarmos sobre as estratégias que você pode colocar em prática, vamos entender o que é esse conceito. 

A performance de venda em shopping refere-se à eficiência e ao sucesso das atividades comerciais realizadas dentro do empreendimento. Avalia-se o desempenho das lojas e dos varejistas presentes em termos de vendas, receita e lucratividade. 

Nesse sentido, a performance de venda em shopping é determinada por diversos fatores, incluindo a capacidade de atrair um número significativo de clientes, converter visitantes em compradores, aumentar o valor médio das transações e promover a fidelidade do cliente.  

Outrossim, a performance de venda também está relacionada à capacidade do shopping em oferecer uma experiência positiva ao cliente, com uma combinação adequada de lojas, variedade de produtos, ambientes agradáveis, serviços de qualidade e facilidade de acesso. 

Agora que você entende um pouco mais sobre o conceito, vamos para as dicas práticas de como aumentar a performance de venda em shopping.  

Estratégias de marketing

É impossível pensar em vendas sem pensar em marketing. Por isso, conhecer e utilizar estratégias de marketing aumentarão a performance de venda em shopping. São estratégias que podem ser utilizadas:  

  • Campanhas promocionais: ofereça descontos exclusivos, brindes ou realizar promoções especiais durante determinados períodos pode atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los a fazer compras. 
  • Parcerias com influenciadores: influenciadores têm um grande impacto sobre o comportamento de compra dos consumidores. Estabeleça parcerias com influenciadores relevantes para o público-alvo do shopping, pois isso pode aumentar a visibilidade da marca, gerar engajamento nas mídias sociais e atrair novos clientes para as lojas. O Social Commerce pode ser seu grande aliado! 
  • Eventos temáticos: realize eventos temáticos para criar experiências únicas para os consumidores e aumentar o fluxo de visitantes. Esses eventos podem incluir desfiles de moda, exposições, shows, workshops e outras atividades relacionadas ao universo dos produtos e serviços oferecidos pelas lojas.  
  • Programas de fidelidade: implemente programas de fidelidade para promover a fidelização dos clientes. 
Como aumentar a performance de venda em shoppingperformance de venda em shopping

Experiência do cliente

Se você deseja aumentar a performance de venda em shopping, precisa investir na experiência do cliente. Dessa forma, ofereça um espaço agradável e atrativo, com atendimento de qualidade. Também invista em espaços interativos, áreas de descanso e praças de alimentação diversificadas para atrair e manter os consumidores.  

A realização de eventos culturais e de entretenimento ajudam a criar uma experiência memorável aos clientes. 

Para conhecer mais sobre experiência do cliente, confira esse bate-papo que tivemos no Group Talks com Fernando Dantas e Leonardo Hermeto. 

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Potencial do e-commerce

O e-commerce surge como uma alternativa atraente, dada sua flexibilidade, baixo custo, e adaptabilidade às novas necessidades e tendências do consumidor. Por isso, tem potencial significativo para impulsionar a performance de vendas em shoppings, agindo como um complemento às vendas físicas.  

A integração eficiente entre o online e o offline é fundamental para aproveitar essa oportunidade. Estratégias como oferecer pedidos online com retirada na loja trazem conveniência aos clientes, incentivando a visita ao shopping e aumentando as chances de vendas adicionais.  

Ao aproveitar o potencial do e-commerce e implementar estratégias de integração, os gestores de shoppings podem expandir sua presença, alcançar um público mais amplo e fortalecer sua performance de vendas. 

Impacto do visual merchandising

O visual merchandising exerce um impacto significativo na performance de vendas em shoppings, uma vez que a apresentação visual das lojas e dos produtos pode influenciar diretamente o comportamento de compra dos clientes.  

A vitrine desperta curiosidade e incentiva a entrada na loja. Um layout estratégico da loja facilita a circulação dos clientes e direciona seu fluxo de forma eficiente. A iluminação adequada realça os produtos e cria uma atmosfera agradável.  

Além disso, a exibição eficaz dos produtos, com uma organização atraente e combinação harmoniosa, pode aumentar a probabilidade de compra. Investir em um visual merchandising eficaz é essencial para atrair a atenção dos clientes, aumentar as taxas de conversão e impulsionar a performance de vendas nos shoppings. 

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Gostou do artigo? Quero te convidar a ler também sobre Fidelização de clientes no varejo: 5 estratégias efetivas

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              Bruna Diana

              Graduada em Jornalismo pela UFMG e pós-graduanda em Branding corporativo e profissional. Apaixonada por escrever, é redatora no blog da Group Software e escritora independente.


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