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Condomínios

Como reduzir atendimentos presenciais e por telefone na sua administradora

Adotar uma tecnologia especializada por reduzir atendimentos em administradoras para demandas como emissão de 2ª via de boletos, reserva de espaços e prestação de contas, otimizando o tempo da gestão condominial.

Laiane

Laiane Oliveira

18/09/2018
23/01/2025
  • Tecnologia é a chave
  • Informação sempre à mão
  • Serviços online

ÍNDICE

  • Tecnologia é a chave
  • Informação sempre à mão
  • Serviços online

Aprimorar o atendimento ao cliente é uma demanda prioritária para negócios no século XXI. Há quem diga que a experiência do consumidor será o principal motor competitivo para empresas nos próximos anos, e não é diferente para o mercado de gestão de propriedades. Nesse sentido, aumentar a produtividade da administradora de condomínios também pode significar reduzir os atendimentos presenciais e por telefone, substituindo-os por opções mais rápidas e eficientes.

Além de suprir as expectativas do consumidor 3.0, otimizar o atendimento ao cliente significa otimizar, também, a rotina da equipe. Afinal, um processo bem estruturado é capaz de antecipar as demandas dos consumidores. Isso evita que os funcionários acabem trabalhando sempre de forma reativa, “apagando incêndios” todo o tempo.

Na rotina das administradoras de condomínio, demandas como segunda via de boleto, reserva de espaços e prestação de contas, quando não são bem estruturadas, podem gerar um grande volume de trabalho. Isso significa transtornos para os condôminos e uma boa parcela do tempo da equipe da administradora tomada.

Por isso, neste artigo, veja dicas e sugestões para simplificar a rotina e reduzir o tempo gasto em atendimentos na administradora.

Tecnologia é a chave

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não use pelo menos um meio online para comunicação – e-mail, WhatsApp, redes sociais.

Além de facilitar a comunicação entre a gestão e o cliente final, essas ferramentas também podem significar economia, segurança da informação e redução da possibilidade de erros.

Para a administradora, essas tecnologias representam uma oportunidade para organizar melhor os canais e reduzir os atendimentos presenciais e manuais.

Informação sempre à mão

Um condômino bem-informado tende a requisitar e questionar menos. Por isso, uma boa estratégia para reduzir o número de atendimentos presenciais e por telefone na administradora é tornar informações importantes disponíveis e acessíveis. A administração pode fazer isso de diversas formas: criando um grupo no WhatsApp ou Facebook, compartilhando uma pasta online com os condôminos ou contratando um sistema especializado.

De modo geral, isso dá autonomia ao morador para conferir, a qualquer hora, informações como:

  • comunicados;
  • balancetes;
  • relatórios de inadimplência;
  • índices de consumo (água, energia, gás);
  • atas de assembleia;
  • convenção coletiva;
  • contratos de fornecedores.

Além disso, outra possibilidade para reduzir os atendimentos por telefone na administradora é disponibilizar, também online, uma lista de dúvidas frequentes respondidas, orientando o morador sobre como proceder diante de problemas recorrentes.

Serviços online

Um passo à frente é disponibilizar serviços de autoatendimento e ferramentas integradas que simplificam o dia a dia dos condôminos e da administradora.

Há, no mercado, sistemas e aplicativos especializados, como o Group COM e o Group Atendimento, que permitem uma gestão eficiente e reduzem significativamente a carga de trabalho da equipe administrativa.

Com o Group COM, os condôminos têm autonomia para realizar tarefas simples, mas que frequentemente tomam muito tempo da equipe, como:

  • emissão de segunda via de cobranças, com cálculo automatizado de juros e multas, além da possibilidade de escolher uma nova data de vencimento.
  • reserva de espaços comuns, como áreas de lazer, quadras e salões de festas, com segurança e sem risco de reservas duplicadas.

Já o Group Atendimento centraliza e agiliza todas as solicitações dos condôminos, unificando canais de comunicação como WhatsApp, Instagram, Telegram e Facebook em uma única plataforma. Ele também permite:

  • direcionar as solicitações automaticamente para os departamentos corretos, evitando filas desnecessárias.
  • acompanhar métricas como tempo médio de resposta e nível de satisfação, ajudando a melhorar continuamente o atendimento.

Com essas soluções, menos solicitações chegam à equipe de atendimento de forma desorganizada, reduzindo retrabalho, erros e até a necessidade de mão de obra adicional. Para a administradora, isso significa mais eficiência, economia e uma experiência de atendimento muito mais satisfatória para os clientes.

Além disso, implementar essas ferramentas é uma estratégia essencial para reduzir atendimentos na administradora, permitindo que o foco seja direcionado para decisões estratégicas e de alto impacto.

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              Como reduzir atendimentos presenciais e por telefone na sua administradoraLaiane

              Laiane Oliveira

              Formada em Direito e mestre em Direito Empresarial com experiência em gestão de contratos, marketing e proteção de dados.


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