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Mercado imobiliário: tendências e inovações que vieram para ficar

A inovação no mercado imobiliário é uma necessidade para empresas que querem crescer. Neste post, você saberá quais são as tendências para apostar.
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Índice

O mercado tem passado por muitas mudanças e é importante se adaptar. Os clientes apresentam características e exigências conectadas aos avanços tecnológicos e isso impacta também nas empresas. Dessa forma, a inovação no mercado imobiliário é essencial para quem quer otimizar o trabalho e se destacar.

Além da tecnologia, a pandemia afetou significativamente o setor e algumas mudanças devem se manter. Para se adequar, é preciso conhecer as tendências e avaliar quais recursos fazem sentido para a empresa.

Neste post, mostraremos qual o cenário do mercado imobiliário atual e as novidades que vale a pena conhecer. Confira!

O mercado imobiliário nos últimos tempos

O mercado imobiliário é complexo e bastante sensível às flutuações dos demais setores. Assim, esse nicho vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Em 2008, quando o mundo vivenciava uma importante crise financeira, o Brasil passava pela valorização imobiliária, que se estendeu até 2013.

Após esse período, a economia brasileira passou por uma desaceleração que afetou também o setor imobiliário. Em 2018, houve uma retomada, que se manteve mesmo com a pandemia do coronavírus. Nesse cenário, a inovação assumiu um papel ainda mais relevante, pois as medidas de contenção da doença exigiram adaptações.

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Inovações no mercado imobiliário

O mercado está se reinventando e é importante ficar de olho nas alternativas que surgem para acompanhá-las. Conheça as inovações que transformam os negócios imobiliários e impulsionam os resultados.

Novas formas de divulgação

Uma das mudanças importantes do meio imobiliário é a forma de se comunicar com o público. Se antes as pessoas buscavam imóveis em anúncios no jornal e na lista telefônica, atualmente, isso acontece pela internet e nas redes sociais. Por isso, se preparar para fazer a divulgação adequada para esses meios é fundamental.

Além da divulgação do seu produto, adotar estratégias de atendimento virtual é um aspecto importante, pois é o que levará a pessoa interessada a avançar na negociação. 

Negociações online

Não só a divulgação dos imóveis se virtualizou, mas também a negociação. Com as ferramentas modernas, é possível agilizar bastante o trabalho de contato com clientes em potencial. Essa é uma maneira de expandir as possibilidades, pois as pessoas podem investir nesse bem ainda que não consigam comparecer na sua empresa.

Novas tecnologias imobiliárias

Tecnologias imobiliárias que melhoram a rotina da empresa são essenciais para se destacar nos dias atuais. É importante usá-las para oferecer uma experiência cada vez melhor aos clientes e otimizar a atuação dos colaboradores. Elas representam uma economia financeira significativa e os resultados melhoram. No entanto, precisam ser escolhidas de forma criteriosa.

Desburocratização

Com plataformas que procuram facilitar cada vez mais a rotina das pessoas, o ideal é reduzir a burocracia. No ramo imobiliário, em que geralmente as negociações são bastante demoradas, esse é um cuidado importante a ser observado.

Hoje em dia, as pessoas acumulam muitas tarefas e não querem ter a sensação de estarem perdendo tempo. Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma importante aliada para desburocratizar e aumentar as chances de fechar vendas.

Tendências para o mercado imobiliário pós-pandemia

É certo que a pandemia teve um grande impacto em toda a sociedade e isso também envolve o ramo imobiliário. Algumas inovações que estavam em implementação se expandiram com a pandemia e devem se manter mesmo após o seu controle. Conheça as tendências de inovação no mercado imobiliário.

Imóveis como investimento seguro

Com a insegurança financeira provocada pela pandemia, uma tendência marcante foi o reconhecimento dos imóveis como investimentos seguros. Com os baixos juros e condições melhores de financiamento, muitas pessoas que mantiveram a renda durante a crise econômica apostaram em imóveis e isso deve se manter por algum tempo.

Valorização da sustentabilidade

Os consumidores brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente e isso se reflete na busca por imóveis. Assim, construções mais inteligentes, que apostem em reaproveitamento de recursos, se valorizam e oferecem o diferencial da economia aos moradores. Locais com áreas verdes também passaram a ser mais buscados.

Novas opções de crédito

É fato que o país vive um momento de reestruturação financeira e isso afeta as condições das concessões de crédito. Com isso, surge a necessidade de outras formas de pagamento, que estejam mais alinhadas com as características dos consumidores. 

Além da queda nos juros dos financiamentos por conta da baixa na taxa Selic, os bancos apostaram na transformação digital para facilitar o processo. Outra característica é a adaptação do financiamento ao perfil do cliente.

Fique por dentro das novas tecnologias

Para aproveitar as oportunidades que surgem, é importante conhecer as melhores tecnologias para a imobiliária. Assim, tenha em mente que os recursos são variados e é preciso analisar com cuidado para identificar qual pode trazer mais benefícios. Algumas alternativas em alta são:

  • plataformas responsivas — as pessoas navegam na internet por diferentes dispositivos, por isso, é essencial investir em plataformas responsivas e de uso simples;
  • softwares imobiliários — para ter os melhores resultados, é fundamental contar com sistemas específicos para imobiliárias, que tenham as funções necessárias para facilitar a rotina;
  • tour virtual — ter boas fotografias imobiliárias é imprescindível para fazer uma divulgação online poderosa. Nesse contexto, oferecer a possibilidade de tour virtual é o destaque do mercado, pois oferece uma experiência mais realista;
  • aplicativo para vistoria — o aplicativo para vistoria reduz para algumas horas esse trabalho que costuma demorar dias, o que representa menos erros, maior economia e mais agilidade para a rotina.

Portanto, a inovação no mercado imobiliário é um assunto importante e crescente. Por esse motivo, merece ser acompanhado pelas empresas que desejam crescer e aproveitar as oportunidades que surgem. Dessa forma, é possível melhorar a rotina interna, aprimorar o atendimento e impulsionar os ganhos.

Quer entender melhor sobre esses recursos e seus benefícios? Então, veja também como o aplicativo para imobiliária otimiza sua gestão.

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