Última atualização: 20 de julho de 2023
Lidar com um grande volume de informações importantes requer organização e método. Nesse sentido, contar com ferramentas que automatizam processos pode ser a chave para a otimização dos recursos financeiros e para deslocar o esforço da equipe para tarefas que agreguem mais valor.
Integrar é o primeiro passo
Hoje em dia, portais são responsáveis por mais de 60% das vendas realizadas por intermédio de veículos online. Por isso, otimizar a base de imóveis anunciados em portais é uma estratégia fundamental. Porém, também é uma tarefa trabalhosa que deixa muita margem para erros e atrasos.
Integrar a base de imóveis a portais automaticamente pode ser uma saída interessante, e alguns sistemas possuem essa função automatizada. Uma vez integrado às contas nos portais, esses sistemas enviam automaticamente as informações dos imóveis da base para os sites, sejam eles pagos ou gratuitos, criando anúncios instantâneos.
Monitoramento inteligente
Tão importante quanto a divulgação é o monitoramento da base de imóveis. Desde que a regra da exclusividade imobiliária foi derrubada, é comum empresas que não atualizam sua base com frequência anunciarem e até negociarem imóveis que não estão mais disponíveis – seja porque já foram vendidos pela concorrência ou porque o proprietário desistiu do negócio.
Erros como este geram uma série de transtornos, principalmente ligados à credibilidade da imobiliária e ao desperdício de investimento em anúncios. Para manter o cadastro de imóveis impecável, uma dica é agir proativamente: elaborar relatórios dos imóveis cadastrados a cada 30, 60 e 90 dias, entrando sempre em contato com os proprietários para certificar-se da disponibilidade do produto e de novidades nas condições de negociação.
Manter a base de imóveis em um sistema acelera o processo, já que as informações estão centralizadas e as variáveis, alinhadas. É possível, ainda, contar com sistemas que criem esses relatórios automaticamente.