Última atualização: 22 de janeiro de 2024
Se os portais especializados ainda não são capazes de dar conta de todo o processo de negociação, a reputação e comportamento de uma empresa online podem influenciar, e muito, no processo de compra. Uma pesquisa feita pela Nielsen mostra que, para pelo menos 70% dos consumidores, a recomendação de qualquer pessoa, incluindo desconhecidos, é um dos principais fatores que levam a adquirir ou não um produto ou serviço.
Afinal, a internet não é apenas um painel de anúncios virtual. A presença nas redes sociais, os comentários em portais e em sites como o Reclame Aqui e mesmo a qualidade dos anúncios constroem a imagem de uma empresa e são argumentos para que um cliente escolha entre a sua imobiliária e um concorrente.
Redes Sociais e Comentários: qual a influência nas vendas da imobiliária?
Capilaridade
Um dos princípios mais básicos do marketing é estar onde seu público está. Quando se trata de redes sociais, esse público é bem variado. No ano passado o Facebook, a rede mais popular no Brasil, chegou a 108 milhões de usuários ativos no país. Esse número chega perto do total de brasileiros com acesso à internet.
Na prática, a probabilidade de que consumidores de qualquer tipo de produto tenham um perfil na rede é grande. E o mercado imobiliário certamente não é exceção. Ter perfis ativos nas redes sociais é, portanto, uma forma de aumentar as chances de sua empresa ser encontrada por quem procura imóveis.
De olho nos indicadores
Ter um perfil em cada rede, porém, não é sinônimo de presença. Como canais de comunicação, é fundamental que a imobiliária preze pela interação com os potenciais clientes que fizerem contato online – por comentários, mensagens diretas ou avaliações.
Em redes como o Facebook, a velocidade das respostas é mostrada como indicador na página da empresa. No Reclame Aqui, o que conta para uma avaliação positiva ou negativa é a taxa de respostas e problemas solucionados. Um trabalho orientado no sentido de manter positivos esses indicadores podem transformar a reputação online da sua imobiliária.
Consistência é o segredo
Resultados orgânicos na internet (ou seja, tudo o que não envolve pagar por anúncios) não aparecem da noite para o dia. É necessário que a gestão da reputação online seja um trabalho contínuo para que apresente resultados duradouros.
Porém, contar com uma equipe dedicada exclusivamente para marketing e comercial não é realidade possível para imobiliárias menores ou que não têm condições de fazer esse tipo de investimento. A saída, portanto, pode ser otimizar o tempo gasto na gestão financeira, por exemplo.
Isso não significa deixar de dar a devida atenção a processos centrais para o negócio como faturamento de locações ou emissão de cobranças. Pelo contrário, estratégias de otimização, principalmente envolvendo tecnologia, contemplam também redução de erros e retrabalho. Executar tarefas em lote, como a emissão de boletos ou a conciliação bancária, chega a poupar dias de trabalho em alguns casos.
Neste post, você pode conhecer melhor as possibilidades de um software de gestão especializado. Você também pode entrar em contato com um dos nossos consultores, através do 0800 702 5700 ou acessar o a página do Imobiliária 21.