Última atualização: 6 de dezembro de 2023
O tenant mix é um conceito que podemos dizer que define a essência dos shoppings centers.
O mercado de shopping centers está em constante evolução, impulsionado pelas tendências de consumo que moldam o comportamento dos frequentadores. Por isso, compreender o conceito de tenant mix faz toda a diferença.
Esse conceito, que em tradução livre significa mix de locatários, refere-se a uma série de atividades cruciais para o empreendimento: analisar e distribuir as lojas no espaço do shopping.
Nesse sentido, vamos explorar como essas tendências impactam o tenant mix dos shoppings e exemplos de lojas que estão impulsionando o crescimento geral do setor.
E, para começar, entenda melhor o que é tenant mix:
A importância de um Tenant Mix
Conforme vimos, o tenant mix vai ser a estratégia para distribuir o comercio pelo shopping. Dessa forma, um bom tenant mix está relacionado ao sucesso de um shopping center.
A combinação adequada de lojas, serviços e entretenimento cria um ambiente atrativo e diversificado, capaz de atender às necessidades e preferências dos frequentadores.
Por isso, um mix bem planejado pode aumentar o fluxo de visitantes, prolongar o tempo de permanência no shopping e, consequentemente, impulsionar o faturamento.
Exemplos de lojas impactantes no Tenant Mix
Lojas-conceito ou Flagships
As lojas-conceito vão além da simples venda de produtos, oferecendo uma experiência única e envolvente aos clientes. Por exemplo, uma loja de equipamentos esportivos pode proporcionar espaços para testar produtos, como tênis de corrida e bicicletas.
Desse modo, essas lojas criam um diferencial competitivo e atraem visitantes em busca de experiências memoráveis. Marcas como, por exemplo, Nike, Adidas, Arezzo, Vans, Track and Field entre outras investiram em lojas de até 500m² para oferecer ao consumidor uma imersão diferenciada aos amantes das marcas.
Veja também: Lojas-conceito: como a experiência de compra pode transformar o consumo
Pickup Stores
Com o crescimento das compras online, as pickup stores surgiram como uma tendência promissora. Isso porque, elas oferecem aos consumidores a conveniência de realizar suas compras pela internet e retirar os produtos no shopping. Além de aumentar o fluxo de visitantes, essa modalidade impulsiona as vendas adicionais e, também, promove uma experiência ágil e prática.
Lojas especializadas em produtos para pet
O mercado pet vem crescendo rapidamente. No último ano o faturamento desse setor no Brasil foi de cerca de 60 bilhões segundo o Instituto Pet Brasil, e a previsão de crescimento é de 15% para 2023. As lojas especializadas em produtos para animais têm conquistado destaque cada vez maior nos shoppings, algumas tem a estrutura de um supermercado de médio porte.
Essas lojas oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços, desde alimentos e acessórios até serviços de cuidados com a saúde do Pet e estética. A inclusão dessas lojas no tenant mix fortalece o apelo do shopping junto aos donos de animais de estimação e atrai um público mais específico e com intuito forte de consumo.
Leia mais: Cachorro em shopping: uma experiência pet friendly
Prestação de Serviços
As lojas de prestação de serviços estão se tornando cada vez mais presentes nos shoppings. Clínicas rápidas, estúdios de beleza, academias, conserto de roupas, clínicas médicas e faculdades são apenas alguns exemplos dessa tendência. Essas lojas oferecem conveniência aos visitantes, permitindo que resolvam suas necessidades pessoais durante a visita ao shopping.
Espaços de eventos e entretenimento
Os shoppings estão se transformando em locais de entretenimento, oferecendo espaços para shows de música, teatro, exposições artísticas, cinemas, parques temáticos e arcades. A presença desses espaços no mix de lojas atrai um público diversificado e estimula o fluxo de visitantes, gerando oportunidades de vendas adicionais para as demais lojas.
Lojas temporárias voltadas para a comunidade
A reserva de espaços temporários para eventos comunitários traz benefícios significativos tanto para o shopping quanto para a comunidade onde ele está inserido. Esses espaços oferecem uma oportunidade valiosa para os moradores locais exibirem e venderem produtos regionais, promovendo o empreendedorismo local e criando um ambiente de troca cultural.
Além disso, as ações de doação de roupas no inverno, ou itens essenciais em caso de tragédias naturais fortalecem os laços entre o shopping e a comunidade, demonstrando um compromisso genuíno com o bem-estar dos moradores locais. Portanto ao incluir espaços destinados a eventos comunitários, o shopping demonstra sensibilidade social e se estabelece como um local que valoriza e apoia a comunidade local.
Conclusão
Um mix de lojas estratégico é crucial para criar uma oferta abrangente e atraente aos frequentadores de shopping. Cada uma das tendências mencionadas desempenha um papel importante no sucesso do tenant mix.
Para tanto, os gestores de shopping centers devem analisar o perfil do público-alvo, realizar pesquisas de mercado, estabelecer parcerias estratégicas com marcas relevantes e acompanhar as tendências emergentes do setor.
Ao entender e atender às demandas dos consumidores, os shoppings têm a oportunidade de criar uma experiência única, envolvente e completa, impulsionando o crescimento do fluxo de visitantes e do faturamento.
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