Embora os clientes muitas vezes subestimem a importância de uma vistoria de imóvel bem-feita, quem atua no segmento sabe o quanto essa etapa é fundamental para as transações imobiliárias – seja no processo de locação, negociação ou venda.
É preciso ter em mente, afinal, que contratos imobiliários envolvem grandes investimentos. Por esse motivo, é fundamental que a integridade da estrutura esteja dentro das expectativas.
De toda forma, a vistoria é uma etapa indispensável para atestar as condições em que o locatário ou proprietário encontrou o imóvel, garantindo a idoneidade da imobiliária e a satisfação do cliente.
A seguir, confira 6 dicas valiosas para otimizar a vistoria de imóvel, ganhando tempo e aumentando a qualidade do trabalho!
6 dicas para otimizar (e melhorar) a Vistoria de Imóvel
1. Tenha um checklist em mãos
Todo corretor sabe: uma vistoria de imóvel bem-feita abrange inúmeros fatores e detalhes. Embora cada imobiliária encare o processo de uma forma diferente, a atenção aos múltiplos detalhes deve ser a mesma.
Nesse cenário, é fundamental ter um checklist no momento da vistoria, impedindo que algum aspecto seja esquecido (e evitando prejuízos para a imobiliária). O formato fica a seu critério: planilha, tablet, aplicativo, tabela impressa etc. O mais importante é não deixar passar nenhuma informação!
2. Faça uma análise detalhada da infraestrutura
A parte de infraestrutura é certamente uma das etapas mais importantes da integridade geral do imóvel e, por conseguinte, do contexto da vistoria. Dentre os fatores que não podem faltar no checklist, estão:
Estrutura Hidráulica
A parte hidráulica (em conjunto com a elétrica) é um dos aspectos mais relevantes do imóvel – e com mais potencial de para gerar estragos futuros. Aqui, o fundamental é verificar possíveis vazamentos, identificando pontos de umidade (se a pintura da parede estiver mais escura em algum ponto, pode ser um sinal).
Além de observar as paredes, avalie também o banheiro: cheque torneiras, chuveiros e válvulas do vaso sanitário. Outros itens hidráulicos importantes são:
- Grelhas;
- Torneiras em geral;
- Escoamento do box do banheiro;
- Canalização de esgoto;
- Escoamento de varandas e áreas externas.
Estrutura Elétrica
Problemas elétricos também podem causar grandes problemas para futuros inquilinos e proprietários. Verifique com cuidado o estado da fiação do imóvel (veja se há fios expostos e pontos de energia adaptados que podem ter sido feitos por antigos moradores).
As condições das tomadas e o correto funcionamento das lâmpadas também precisam ser avaliados. Se há sinal de curto-circuito com a ativação de algum dispositivo, isso deve ser registrado.
Estado dos Pisos e Forros
Atenção: as condições dos pisos e forros costumam ser definitivas para futuros moradores, quer se trate de uma vistoria de imóvel para locação ou venda. Essas estruturas, de fato, podem fazer toda a diferença para o fechamento do contrato.
No caso dos pisos, observe se há falhas graves no material, desnível e ladrilhos soltos. Quando for analisar os forros, verifique se há furos ou rachaduras, analisando o aspecto geral.
Janelas e portas
O estado das janelas e portas também deve constar no checklist. Analise se estão rangendo, se trincos e fechaduras estão funcionando bem e se todas as chaves estão disponíveis. No caso das janelas, verifique como está a vedação.
Revestimentos e Pintura
A pintura está em boas condições? O imóvel foi pintado recentemente? As áreas externas ficam mais expostas às intempéries e se desgastam com mais facilidade, então merecem atenção especial na vistoria.
Os revestimentos (encontrados especialmente em banheiros e cozinhas) também devem analisados. Veja se há azulejos danificados, rachados ou sem rejunte, além de falhas no revestimento.
ATENÇÃO: quando se tratar de uma vistoria de imóvel para locação, é preciso ter em mente que o proprietário é o responsável por itens de infraestrutura e possíveis reformas/reparos antes da entrada do novo inquilino.
Vale acrescentar, porém, que nada impede que as duas partes façam um acordo para a realização de reformas (o inquilino pode providenciar o serviço e ter o valor abatido do aluguel, por exemplo).
Saiba Mais: O que é responsabilidade dos inquilinos e o que é dos locadores?
3. Tenha atenção à mobília e aos acabamentos
Nos imóveis mobiliados ou parcialmente mobiliados (incluindo aqueles que possuem armários e estantes embutidos), é preciso incluir os móveis na vistoria, registrando o estado de conservação e as principais características dos mesmos.
Demais objetos e eletrodomésticos que existam no imóvel (como utensílios de cozinha) também deve constar no relatório. Não negligencie também os acabamentos: maçanetas, puxadores, dobradiças e outros devem ter suas condições relatadas – nesses casos, é interessante acrescentar até os dados da marca fabricante.
4. Tire fotos dos danos aparentes para registro
Caso haja danos visíveis na propriedade (como rachaduras e trincas), esse dado deve ser registrado com o máximo de detalhes possível. Por esse motivo, é imprescindível fotografar as avarias e anexar as imagens ao relatório de vistoria do imóvel.
Vale destacar que, quando falamos de danos de qualquer espécie no imóvel, as fotos são as melhores aliadas para registrar a ocorrência, especialmente nas vistorias. Aposte nesse recurso!
5. Documente tudo!
Se ressaltamos a importância das fotos para registrar os danos visíveis, a verdade é que elas são valiosas para o registro de todo o processo.
“Documentação”, afinal de contas, é palavra-chave quando o assunto é a vistoria de imóvel – quanto mais extensas e mais detalhadas forem as informações, melhor.
Anote as medidas do imóvel, registre detalhes em texto e fotos, tome nota da marca dos acabamentos/estruturas e capriche especialmente na documentação dos problemas e avarias do imóvel.
Para otimizar e agilizar essa tarefa, uma dica de ouro é contar com o apoio de sistemas imobiliários especializados em vistoria, o que é assunto da nossa próxima dica.
6. Conte com a ajuda de um software especializado
Hoje, o mercado conta com soluções especialmente voltadas para as vistorias de imóveis, o que pode agilizar e facilitar (e muito) a realização de um processo bem-feito.
Com essas ferramentas, os corretores conseguem registrar os dados necessários de forma mais simples e rápida, evitando retrabalhos, poupando tempo e minimizando erros.
Conheça o Imobiliária21 Vistoria!
O Imobiliária21 Vistoria é um exemplo de ferramenta específica para o registro inteligente de dados na vistoria imobiliária. Trazendo facilidade e inovação para a palma da sua mão, o recurso é um aplicativo inteligente para deixar as vistorias mais ágeis e transparentes.
Com o Imobiliária21 Vistoria, você consegue:
- Gerar laudos com fotos e observações detalhadas por meio de reconhecimento de voz;
- Ter todas as vistorias na palma da mão, podendo compartilhá-las com todos os envolvidos com rapidez e facilidade (via WhatsApp ou e-mail, por exemplo);
- Personalizar as vistorias de acordo com o padrão utilizado na imobiliária, incluindo vistorias de entrada e saída, monitoramento de obras e outras;
- Criar modelos reutilizáveis, salvar relatórios, assinar vistorias e enviá-las por e-mail;
- Fazer vistorias offline (quando detectar uma rede disponível, o app sincronizará as informações automaticamente);
- Usufruir de espaço ilimitado para fotos, melhorando a qualidade da documentação e registro dos detalhes do imóvel;
- Reduzir o tempo de vistoria de 2 horas para 40 minutos.
Com a adoção do Imobiliária21 Vistoria, é possível tirar fotos, fazer anotações de registro, assinar a vistoria e compartilhar os dados com os interessados em um só aplicativo, aliando tecnologia à mais qualidade na tarefa.