Os livros de gestão são importantes ferramentas para síndicos e administradoras que desejam tornar a administração do condomínio mais eficiente. Essas obras ajudam os profissionais a se manterem atualizados com as melhores práticas, tecnologias e processos da gestão condominial.
Mas, além da administração geral, o setor condominial também exige conhecimentos específicos de legislação e convivência que podem ser encontrados em livros da área.
Neste artigo, vamos apresentar os livros de gestão que não podem faltar na biblioteca de um síndico ou de uma administradora de condomínios. Boa leitura!
Quais são os melhores livros sobre gestão?
Os melhores livros de gestão, no contexto da administração de condomínios, combinam clássicos de liderança e produtividade com obras técnicas do setor imobiliário e condominial.
A seleção de best-sellers de gestão a seguir foi feita pensando nos desafios reais de quem usa sistemas condominiais e precisa lidar com pessoas e leis. Confira os melhores títulos!
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey
Para quem está iniciando os trabalhos com processos administrativos, é altamente recomendável desenvolver hábitos e habilidades que deem eficácia ao trabalho executado.
Contudo, ser uma pessoa altamente eficiente não tem ligação somente com o trabalho. Passamos horas no trânsito, no telefone, em reuniões... No fim, quase nada é aproveitado com nossa família ou com atividades que nos dão prazer.
O autor de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey, mostra como alguns hábitos podem aprimorar nossa vida, otimizando o tempo gasto nas tarefas e utilizando poucos recursos. A inspiração por trás disso é a “intenção de organizar o mundo inteiro”, diz o escritor.
Os 7 hábitos do título conceituam os princípios básicos da eficiência humana, sendo eles classificados como primordiais e que representam princípios que se baseiam no sucesso e na felicidade duradoura. A leitura vale muito a pena, ainda que você esteja focado apenas em uma atualização na carreira.
Como dizer? A arte de dar feedback, de Eliana Pita
A comunicação, que é tão essencial para o desenvolvimento humano, consiste em duas etapas: expressar a mensagem e entender o que foi falado. Somente quando essas duas fases ocorrem com êxito é que podemos dizer que foi estabelecida uma comunicação.
Dito isso, você já deve imaginar como o livro da escritora Eliana Pita é importante. Com essa obra, a autora busca não somente falar sobre o feedback ("retorno", em inglês, que significa fornecer informações em resposta a uma ação), mas também fornecer recursos para melhorar a comunicação entre gerações diferentes.
Vale destacar que a autora aborda o tema pensando na geração Millennial. No livro, Eliana discute como a denominada geração Y enxerga o feedback de maneira distinta das gerações anteriores.
Há um mito, segundo a autora, que encara o feedback como algo negativo — afinal, se há algo a ser dito, é porque precisa ser melhorado.
Esse conceito já não deve mais ser aplicado nas empresas, pois a expectativa é que o presente e o futuro passem a ser cada vez mais dinâmicos e interativos, obtendo respostas dos colaboradores e clientes em tempo real.
As tecnologias são os meios que permitem isso, mas a comunicação faz parte de todo o processo como uma ferramenta essencial e impulsionadora.
Portanto, mesmo que você já conheça a importância do feedback, vale a pena investir na leitura desse livro de gestão para aprimorar a comunicação no seu condomínio, facilitando a interação entre a administração e os condôminos.
Gestão de pessoas, de Idalberto Chiavenato
Esse livro de gestão de pessoas é tão relevante que é leitura obrigatória no curso superior de Gestão de Recursos Humanos. O autor, Idalberto Chiavenato, já publicou sua 4ª edição e visa a estabelecer a gestão de pessoas como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Ao longo da obra, Chiavenato busca os desafios da administração moderna de RH, apresentando ao leitor as 6 funções do administrador de empresas:
- agregar;
- recompensar;
- desenvolver;
- monitorar;
- manter;
- aplicar.
Essas ações formam uma rede que é a base para gestão de qualquer equipe e empresa, assim como para a administração de condomínios. Fica a dica para conferir esse guia básico e aprofundar seus conhecimentos de gestor adquiridos ao longo dos anos.
O gestor eficaz, de Peter Drucker
O gestor eficaz, de Peter Drucker, é um clássico da administração que ensina como qualquer profissional pode aumentar a eficácia de seu trabalho e a produtividade profissional, independentemente de talento inato. Afinal, a eficácia é uma habilidade aprendida por meio de práticas sistemáticas.
Drucker argumenta que gestores eficazes focam em resultados concretos, não em eficiência vazia, e seguem cinco práticas essenciais:
- gerenciar o tempo (eliminando desperdícios);
- contribuir efetivamente (perguntando “o que preciso fazer?”);
- explorar forças próprias e alheias;
- concentrar esforços em poucas prioridades;
- tomar decisões certas.
Na obra, Drucker enfatiza que o tempo é o recurso mais escasso, recomendando registrar atividades diárias para eliminar o supérfluo.
Ele também preconiza que o gestor deve priorizar sua contribuição única à organização, ignorando fraquezas irrelevantes e maximizando forças. Para o autor, decisões eficazes vêm de opiniões informadas, não de consensos genéricos, e reuniões devem ser produtivas, com agendas claras.
O livro revolucionou a gestão ao democratizar a eficácia, influenciando gerações de executivos a priorizar impacto sobre esforço, e permanece relevante para empreendedores e líderes modernos. Não à toa, não param de surgir novas edições revistas e atualizadas da obra no mercado.
A arte da guerra, de Sun Tzu
A arte da guerra é um dos livros sobre liderança estratégica mais influentes do mundo. Trata-se de uma obra-prima da estratégia militar, mas cujos ensinamentos podem ser facilmente adaptados para o contexto de gestão. E o mais impressionante é que foi escrito há mais de 2500 anos!
Na obra, o autor chinês Sun Tzu apresenta estratégias que não são úteis apenas para vencer no campo de batalha, mas também para tornar a sua gestão mais eficiente.
Em seus 13 capítulos, o livro, que transcende a guerra para se tornar um manual de estratégia universal, enfatiza vitória sem combate direto, planejamento superior e adaptação constante.
No contexto da gestão condominial, A arte da guerra pode ser útil para síndicos e administradoras de condomínios ao tratar conflitos como “batalhas” internas, aplicando estratégia para “vencer sem lutar”, ou seja, resolvendo disputas porassembleias, comunicação assertiva e antecipação de problemas, evitando guerras judiciais custosas.
Além disso, é importante se adaptar e usar táticas flexíveis para negociações (como, por exemplo, diplomacia no grupo de WhatsApp do condomínio), conforme ensina o autor.
E, é claro, há a questão da liderança. O síndico, como o general, deve inspirar unidade, delegar à administradora (que seria seu exército) e evitar batalhas prolongadas (conflitos crônicos), priorizando vitórias rápidas como, por exemplo, acordos amigáveis.
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Estou síndico. E agora?, de Romeo Boettcher
O título brinca com a pergunta que muitos casais se fazem quando engravidam, traçando um paralelo com a responsabilidade de criar uma nova vida humana com as responsabilidades de um síndico ao administrar um condomínio.
Mesmo que não pareça, esse paralelo tem um fundamento. Administrar as unidades residenciais ou comerciais que pertencem ao patrimônio de outras pessoas é um ato de dedicação altíssima, pelo menos, enquanto durar o cargo.
No livro, Romeo busca responder às mais variadas dúvidas, servindo como uma bússola eficiente para a função administrativa. O autor aborda desde temas básicos, tais como a boa convivência e a resolução de conflitos, até assuntos mais específicos, a exemplo das obrigações jurídicas e éticas da administração predial.
Vale a pena acrescentar que a leitura é proveitosa não somente para síndicos e administradoras. Os próprios condôminos também podem tirar ótimos conhecimentos desse livro de gestão, aprofundando sua compreensão sobre diversos processos do dia a dia do condomínio.
Ser síndico não é padecer no paraíso, de Lino Araújo, Sergio Jafet e Gabriela Rocha
Trazendo no título mais uma associação com a criação de filhos, esse livro de gestão de pessoas e conflitos busca desmistificar a ideia de que o síndico só enfrenta problemas na liderança predial.
Claro que há situações indesejadas e desconfortáveis, mas os autores prometem fornecer o conhecimento necessário para driblar os desafios.
Como no livro anterior, síndicos, administradores e condôminos são mais do que bem-vindos para fazerem a leitura dessa obra. O tópico principal é a convivência e as relações entre os vizinhos, indicando métodos de resolução de conflitos.
É importante destacar que a obra também conta com advogados e especialistas jurídicos que respondem a dúvidas, a fim de tratar das questões que, infelizmente, chegam ao tribunal porque o condomínio/administração já não pode mais resolvê-las no diálogo.
Legislação do condomínio, de Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger
A proposta desse livro de gestão é transcrever com coerência e praticidade as leis que regem a administração de condomínios no país. Em se tratando de legislação para condomínios, este é um ótimo livro de gestão para atualizar seus conhecimentos na área.
A quarta edição da obra é a mais recente. Além de estar atualizada com a legislação em vigor do Código de Processo Civil, o volume também acrescenta novas normas, tais como a individualização do consumo de água e a isenção de IR (Imposto de Renda) para condomínios.
Administrando condomínios: orientações básicas para síndicos, condôminos, advogados e administradores, de Evelyn R. Gasparetto e Cristina M. Guidon
Como o próprio título sugere, este livro traz orientações básicas para síndicos, moradores, advogados e administradoras de condomínio.
Além disso, a obra busca fatos históricos do Brasil para embasar a necessidade de uma administração eficiente e completa para os condomínios, fazendo um paralelo com o êxodo rural dos anos de 1950 e o processo de industrialização das empresas.
Assim como os grandes negócios, os condomínios residenciais aglomeram pessoas e interesses de diferentes origens e objetivos. Por isso, essa comparação é o chamariz para a leitura da obra de Evelyn Gasparetto e Cristina Guidon.
Gestão de condomínio: direto ao assunto, de Mario Tabosa Filho
Gestão de condomínio: direto ao assunto, de Mário Tabosa Filho, é um guia prático para a administração condominial voltado a síndicos, condôminos, inquilinos, administradores e acadêmicos, com foco em tornar as práticas de gestão acessíveis e aplicáveis no dia a dia.
O autor, ele próprio um administrador de condomínios, sintetiza informações complexas de contabilidade, finanças e processos condominiais em linguagem simples, incluindo formulários prontos para uso em relatórios, prestações de contas e controle de inadimplência.
Entre os principais temas abordados estão a legislação aplicada (Código Civil, Lei 4.591/64), os deveres do síndico (art. 1.348), a previsão orçamentária, a cobrança de taxas de condomínio e transparência financeira, enfatizando que uma boa gestão condominial melhora a qualidade de vida e reduz conflitos.
A obra inclui, ainda, algumas orientações valiosas sobre contratos com administradoras, folha de pagamento e auditoria interna, com exemplos reais para evitar erros comuns em processos condominiais.
Tudo isso torna o livro de Mario Tabosa Filho uma obra fundamental para quem busca eficiência sem jargões técnicos.
Transforme a gestão do seu condomínio com conhecimento e tecnologia
Todos esses livros de gestão têm algo relevante a ensinar a gestores, incluindo síndicos e administradoras de condomínios. Mas só os ler não é o bastante: é preciso passar para a ação, de preferência tendo a tecnologia como aliada.
O conhecimento teórico aliado a ferramentas práticas é capaz de gerar os melhores resultados. E uma das ferramentas mais úteis nesse sentido é um bom sistema de gestão condominial.
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Perguntas frequentes sobre livros de gestão
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe: talvez elas estejam respondidas logo abaixo.
Esses livros fornecem ferramentas práticas para mapear, otimizar e controlar fluxos operacionais, reduzindo desperdícios, erros e custos em organizações, enquanto melhora eficiência e adaptabilidade a mudanças.
Livros como Gestão por processos: uma abordagem prática, O gestor eficaz e Gestão de condomínio: direto ao assunto podem ser muito úteis para as administradoras melhorarem seus processos.
Livros como A arte da guerra, O monge e o executivo, Mindset, Comece pelo porquê, As 21 irrefutáveis leis da liderança e Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso são bastante indicados.













