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Portaria Remota: mais segurança e menos custos!

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Índice

A transformação digital, aliada às boas condições de uso e manutenção das novas tecnologias, tem levado muitos condomínios a substituírem os porteiros físicos por sistemas de portaria remota.

A economia financeira, além da maior agilidade em relação às ações de efetivação da segurança (como o acionamento da polícia militar e/ou segurança particular), são os principais benefícios percebidos.

E você, administrador condominial? Seus condôminos já consideram essa transição ou ainda não conhecem essa tecnologia? A portaria remota tem sido empregada em condomínios de luxo, mas está cada vez mais acessível.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas e informações de como você pode adotar essa tecnologia em seu condomínio. Promovendo assim, um ambiente mais tecnológico e seguro!

 

O que é, e como funciona a Portaria Remota?

Como o próprio nome diz, trata-se de uma portaria que não está localizada no ambiente condominial, mas sim em um local remoto.

Isso significa que a guarita de seu condomínio passará a ter uma função meramente simbólica. Com a utilização dessa tecnologia, o monitoramento do condomínio passará a ser feito por uma central remota que terá acesso à câmeras, interfones e portões.

Pensando nisso, o objetivo central da portaria remota é trazer mais segurança ao condomínio por diversas razões. Uma delas é que o porteiro estará mais seguro e menos exposto. Dessa forma, a tecnologia impossibilita que assaltantes ameacem-o a fim de obter o acesso liberado e, por consequência, deixa os moradores mais seguros.

E quanto aos serviços de entrega?

Uma das resistências na hora de adotar esta tecnologia, é no recebimento de encomendas e pedidos. Isso porque quando o morador está ausente, o porteiro seria capaz de receber a encomenda, mas como proceder quando não há porteiro?

A primeira solução para este caso, seria o encaminhamento dessas entregas ao zelador, atribuindo à ele, também, a função de repassá-las aos moradores. Mas caso seu condomínio não possua essa figura, é preciso que alguém esteja na unidade no momento em que a encomenda é entregue.

Outra opção muito comum, seria adotar uma área de passa-volumes e cada morador ficaria responsável por ir até a portaria e fazer o atendimento do visitante, sem que este tenha acesso ao espaço físico do condomínio. Dessa forma, um condômino pode receber sua própria encomenda ou até mesmo a de um vizinho que não esteja em casa.

 

O meu condomínio pode ter Portaria Remota?

O sistema da portaria remota é indicado para condomínios com no máximo 60 unidades a serem administradas (apartamentos, casas, lojas, etc) e com somente uma portaria e uma garagem, por onde ocorre a circulação de todo o pessoal envolvido. 

Condomínios de pequeno porte são o público-alvo dessa tecnologia, uma vez que a folha de pagamento dos funcionários gera maior impacto financeiro e a economia alcançada é mais significativa.

É necessário também, que os proprietários estejam engajados com o processo de transição e dispostos a modificar seus hábitos, agindo de maneira responsável quanto aos novos procedimentos. É responsabilidade do síndico estar atento e acompanhando o grau de comprometimento dos proprietários ao cumprirem as novas regras de segurança.

Geralmente os condomínios contam com o seguinte quadro de funcionários: porteiros (pelo menos dois, sendo um diurno e outro noturno), zeladores e o pessoal da limpeza. É interessante que com a portaria remota, o zelador seja mantido para receber e assinar entregas como mencionado anteriormente. Além disso, ele também será de grande ajuda para receber oficiais de justiça e auxiliar com a locomoção de proprietários idosos e/ou deficientes.

Por se tratar de um sistema totalmente digital e alimentado por energia elétrica, é necessário o investimento em geradores de energia e em pelo menos, duas operadoras de internet (caso o sinal de uma seja interrompido, a outra provedora de internet entra em ação). 

A empresa responsável pela portaria remota deve apresentar em contrato, a disponibilização de funcionários in loco para situações de emergência, como queda de energia e manutenção do sistema.

 

Vantagens e Desvantagens da portaria remota

Já mencionamos ao longo do texto algumas das vantagens da portaria remota, mas não todas. Por outro lado, também existem algumas desvantagens.

Vantagens

O grande primor desta tecnologia vem de duas de suas principais características, sendo elas segurança e economia.

Como segurança, as vantagens são:

  • Maior agilidade no acionamento de serviços de autoridade e segurança;
  • Maior proteção ao porteiro e, por consequência, dos moradores;
  • Diminuição de falhas humanas;
  • Maior equipamento de segurança;
  • Funcionamento 24 horas por dia.

Como economia, às vantagens são:

  • Redução na folha de pagamento;
  • Redução de taxas condominiais;
  • Valorização do imóvel;
  • Manutenção dos equipamentos de segurança feita pela empresa contratada;
  • Dispensa gastos com treinamento de porteiros e vigilantes.

Fora isso, podemos destacar outras vantagens como:

  • A comodidade para controle de acesso. Os relatórios podem ser acessados por síndico e empresa de segurança;
  • A conveniência é outro fator relevante, já que o morador será notificado da chegada de visitas e entregas mesmo se não estiver em casa, pelo celular.

Desvantagens

Bem como vantagens, a portaria remota também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas ao pensar em contratar esse serviço: 

  • A falta da praticidade ao receber encomendas, como mencionado anteriormente;
  • A exposição à falhas que esse sistema pode se submeter, como uma queda de energia ou falha na rede de internet, por exemplo. Ambos os problemas podem ser contornados. O primeiro pode ser resolvido  por meio de um gerador de energia independente e o outro pode ser resolvido a partir da contratação de uma segunda operadora de internet, mas não podemos desconsiderar a possibilidade do serviço ficar indisponível;
  • Dificuldade de adaptação por parte dos integrantes do condomínio em relação à tecnologia;
  • A ausência de um elemento humano, o porteiro, que acaba sendo um diferencial para muitos por ajudar o acesso de pessoas idosas e/ou deficientes.

 

A implementação e equipamentos necessários

O valor médio de implantação da portaria remota está em torno de 30 mil reais, quando os equipamentos são fornecidos por meio de comodato. Ou seja, o condomínio tem direito de utilizá-los enquanto usufruir dos serviços da empresa que realiza a vigilância remota.

Tendo em mente a diminuição dos gastos com a folha de pagamento dos funcionários, o condomínio consegue reaver o investimento em um período de até um ano. Após recuperar esse investimento, o condomínio poderá ter uma despesa de até 40% mais barata em relação à antiga folha de pagamento.

É interessante que a transição seja aprovada em assembleia de condomínio, por maioria absoluta (50% do total de condôminos mais um). Uma vez que se trata de uma mudança estrutural na área de segurança, melhorando diretamente o dia a dia de todos. 

São equipamentos comuns para a portaria remota:

  • Cerca elétrica: a cerca perimetral deve estar interligada com a central de monitoramento de alarmes;
  • Interfones: permitem a comunicação com a central de vigilância. Os visitantes também são identificados e cadastrados por meio dos interfones;
  • Portões eletrônicos: os portões devem ser acionados à distância e a presença da clausura de acesso (portão da garagem seguido de área de identificação, com acesso a um outro portão, na sequência) aumenta a segurança;
  • Nobreak e Geradores: evitam quedas inesperadas de energia, além de equilibrarem as oscilações comuns à rede elétrica, aumentando o tempo de vida dos equipamentos;
  • Transmissão de imagem e de voz (CFTV e VOIP): infraestrutura de câmeras e gravadores para identificação e relatórios de movimentação. Os condôminos, além da central de monitoramento, também podem ter acesso às imagens da portaria, aumentando o controle de circulação;
  • Controle de Acesso: Os acessos podem ser realizados por meio de biometria (leitores digitais para os olhos ou digitais dos proprietários), cartões magnéticos (menos empregados).

Adotar um serviço de portaria remota é um dos grandes passos para a implementação de um Condomínio Inteligente. Isto é, um condomínio em que sua gestão e sua rotina são executadas e organizadas da forma mais digital possível.

Os objetivos desse modelo condominial são, majoritariamente, reduzir custos, aumentar eficiência e oferecer praticidade. Separamos no banner abaixo um artigo abordando a fundo o que é, como funciona e como implementar um Condomínio Inteligente.

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