Você sabe o que é um administrador de condomínio? Trata-se do profissional ou da empresa responsável pela gestão administrativa, financeira e operacional de um condomínio residencial ou comercial. Entre outras coisas, ele cuida do controle financeiro, dos contratos e das cobranças, e dá o suporte necessário ao síndico.
Para entender, na prática, quais são as atribuições de um administrador de condomínio, quanto esse profissional cobra para exercer suas funções, e, qual é a diferença entre o administrador e o síndico, continue a leitura.
O que faz um administrador de condomínio?
Entre as principais responsabilidades estão a gestão financeira, a gestão de contratos, o suporte jurídico, o atendimento aos condôminos e, é claro, o apoio ao síndico. Trata-se da figura executora das decisões condominiais, cuja prestação de serviços deve ser formalizada por contrato.
Ou seja, o papel do administrador é fazer a gestão condominial, à medida que ele auxilia o síndico para garantir que as demandas do condomínio sejam cumpridas com praticidade e transparência.

Qual a diferença entre síndico e administrador de condomínio?
Enquanto o administrador tem como responsabilidades a gestão administrativa, financeira e operacional do condomínio, o síndico é o representante legal dos condôminos.
Ele é responsável pela gestão geral do condomínio, o que abrange decisões administrativas, manutenção, supervisão de funcionários e cumprimento das normas internas, entre outros fatores.
Uma das principais diferenças entre esses dois profissionais é que, apesar de serem complementares, o síndico tem caráter executivo e legal, e pode tomar decisões e representar o condomínio judicialmente e extrajudicialmente.
Já o administrador apoia o síndico fazendo a gestão burocrática, financeira e operacional, bem como prestando suporte técnico e administrativo.
Além disso, o síndico pode ser um morador eleito, enquanto o administrador geralmente é um profissional contratado ou uma empresa especializada.
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Quanto custa contratar um administrador de condomínio?
O custo para contratar uma empresa administradora de condomínio normalmente varia entre 2% e 7% do valor arrecadado mensalmente pelo condomínio ou entre R$ 1.500 e R$ 10.000 por mês, dependendo do porte.
Na verdade, o que acontece é que as administradoras podem cobrar um valor fixo ou um percentual das receitas obtidas pelo condomínio, a depender do que for negociado no contrato de prestação de serviços.
Assim, esse custo pode variar de acordo com diversos fatores, como:
- tamanho do condomínio;
- localização;
- quantidade de unidades;
- os serviços contratados, por exemplo, se há inclusão de contabilidade, portais ou auditoria;
- complexidade da estrutura;
- reputação e a experiência da administradora, uma vez que empresas consolidadas no mercado tendem a cobrar mais caro.
Quais são os serviços oferecidos por uma administradora?
Entre os principais serviços da administradora de condomínios estão a gestão e a emissão de boletos, a prestação de contas referente ao destino das receitas obtidas a partir das taxas pagas pelos condôminos, a comunicação com os moradores e a gestão dos funcionários do empreendimento.
Como se pode perceber, são muitas as atribuições e, de fato, pode ser bastante desafiador, e até arriscado, fazer tudo isso manualmente, sem a ajuda de ferramentas integradas.
Felizmente, hoje já há tecnologias para facilitar esse processo.
Como a tecnologia melhora a atuação da administradora?
Existem no mercado softwares especializados que tornam a gestão condominial muito mais direcionada e descomplicada. Entre as principais funções dessas ferramentas, estão:
- realizar a emissão automática de boletos;
- tornar a comunicação integrada;
- fazer o controle financeiro de uma forma mais precisa;
- organizar assembleias online.
Um bom sistema para administradora permite que o administrador realize a automação de rotinas, o que facilita a gestão, evita muita dor de cabeça e melhora a vida no condomínio. Veja em detalhes:
Rapidez com automatização
Com tantas ferramentas disponíveis para facilitar sua vida, por que continuar a perder tempo e esforços em tarefas que poderiam se tornar automáticas?
O primeiro passo é automatizar a geração de boletos na sua administradora, garantindo que a administradora emitirá os documentos com as características necessárias e no prazo esperado.
As solicitações de 2ª via de boletos, principalmente para o pagamento de taxas condominiais, são uma grande pedra no sapato de síndicos e administradoras nas suas rotinas de gestão.
Mais uma vez, a tecnologia pode entrar em cena para agilizar esse processo com ferramentas especializadas que permitem reduzir até 70% do trabalho na emissão de 2ª via de boletos, além de fazer o recálculo automático de multas e juros.
Controle da inadimplência
É importante lembrar que uma boa gestão de cobranças não está ligada apenas à emissão de boletos. Todo um controle de entrega, recebimento e pagamentos é necessário.
Se esse trabalho for realizado manualmente, as chances de desorganização, com problemas de armazenamento e dificuldades de gerenciamento são muito grandes.
Por outro lado, adotar uma tecnologia voltada a esse tipo de atividade pode otimizar e facilitar o acesso, a análise e o compartilhamento desses dados dentro das administradoras e também entre os condôminos.
Com uma dessas ferramentas, o gestor pode obter relatórios sobre todos os boletos gerados, visualizando quais foram pagos, quando foram emitidos, quanto os condôminos inadimplentes devem e quais pagamentos ainda estão em aberto.
Dessa forma, o síndico ou administradora não só conquista um controle muito maior da inadimplência, como também garante mais domínio sobre o fluxo de caixa e o planejamento financeiro do condomínio.
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O Group Condomínios tem várias aplicações, como, por exemplo, emissão boletos de 2ª via, com recálculo de juros e multas totalmente automático.
Além disso, nossas soluções oferecem múltiplos benefícios e funcionalidades, como, por exemplo:
- ERP completo para facilitar a gestão financeira;
- aplicativo exclusivo para comunicação entre condôminos, síndicos e administradora;
- relatórios financeiros e controle das contas;
- arrecadações otimizadas com geração rápida de boletos e acompanhamento de pagamentos;
- conciliação automática do extrato bancário;
- cobrança eletrônica com envio automático e processamento de pagamentos em tempo real;
- ferramenta para assembleia 100% online, com total transparência e auditabilidade nas decisões;
- dashboard e balancete interativo para consulta dinâmica de receitas, despesas, inadimplência e histórico financeiro, que facilitam o gerenciamento;
- site personalizado para administradoras, com chatbot disponível 24/7 para agilizar o atendimento e interação com os usuários;
- sistema de gestão de portaria, com integração de portarias digitais, controle de acesso por QR code e reconhecimento facial;
- malote digital para envio rápido de documentos como notas fiscais e aprovações entre síndicos e administradoras.
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Administrador de condomínio: profissionalização com apoio da tecnologia
Entender o real papel do administrador de condomínio é indispensável para melhorar a rotina condominial e otimizar a gestão. Para isso, é importante buscar profissionais qualificados e experientes e, se possível, contar com a tecnologia como aliada.
As soluções para condomínios da Group Software contribuem para uma gestão condominial mais prática, segura e integrada, e facilitam muito o trabalho do administrador de condomínio.
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Perguntas frequentes sobre administrador de condomínio
Chegou ao fim do texto e ainda tem alguma dúvida? Então veja se ela está listada abaixo!
Em geral, o administrador de condomínio é contratado pelo síndico, mas é importante que a decisão seja aprovada pelos condôminos.
Não, esse profissional cuida da gestão e deve fornecer suporte ao síndico, mas nunca tomar decisões no lugar dele.
Sim, a administradora de condomínio pode ser substituída a qualquer momento. De acordo com o artigo 1.348 do Código Civil, a escolha e a troca da administradora são prerrogativas do síndico, exceto se a convenção exigir aprovação prévia.






