Venda de imóveis on-line: 15 estratégias para a sua imobiliária sair na frente

A venda de imóveis on-line é bastante concorrida e se trata de um processo complexo. Descubra agora neste artigo especial em comemoração aos 25 anos da Group Software quais estratégias adotar para sua imboliária sair na frente!
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Índice

Comprar uma casa ou apartamento é algo extremamente delicado, afinal, não estamos falando de uma simples aquisição, mas sim de uma conquista, realização de um sonho, anos a fio de planejamento e por aí vai.

Ou seja, o comprador precisa ser apresentado a um imóvel que cause todas essas sensações nele, e uma imobiliária e seus corretores têm o dever de entender isso.

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Além disso, os concorrentes estão sempre atrás de novos clientes e negócios e se você não for cirúrgico na sua estratégia de vendas, eles certamente serão!

Então, para que você consiga vencer essas barreiras e implementar ações que irão aumentar as taxas de fechamento da sua imobiliária, acompanhe este conteúdo feito para você se destacar entre seus concorrentes!

Qual a importância da venda de imóveis on-line?

Antes de ter a resposta sobre a importância da venda de imóveis on-line, responda a seguinte pergunta: qual foi a última vez que você fez uma compra sem antes consultar a internet? Pois é. Aí que queremos chegar!

Os avanços do mundo digital alteraram consideravelmente a jornada de compra do consumidor e a forma com que ele atravessa as seguintes fases:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Partindo dessa constatação, a venda de imóveis on-line é fundamental para sua imobiliária ser vista e, mais que isso, oferecer soluções atuais para seus clientes.

Pense bem, se seu computador está lento, você abre o Google, pesquisa sobre uma possível falha, descobre o que há de errado, vai atrás de resoluções específicas e decide que seria interessante comprar um novo equipamento.

Após todas essas etapas, suas pesquisas passam a ser baseadas em lojas e marcas de computador até que você se vê pronto para fechar negócio e adquirir o modelo X da marca Y. Agora, se essa empresa que está prestes a fazer uma venda não estivesse on-line, ela certamente não seria uma das opções para resolver seu problema.

Viu só? Essa é a importância de investir na venda on-line de imóveis!

Quais são as vantagens de “estar” on-line?

Investir em plataformas on-line de divulgação traz muitos benefícios à sua imobiliária. Isso porque você faz com que seu negócio se mantenha atual e antenado às possíveis tendências.

Sendo assim, veja abaixo os motivos de você ter uma estratégia de vendas na internet:

Visibilidade

A internet possui bilhões de pessoas on-line todo santo dia procurando por serviços e produtos, ou seja, inclinadas a uma compra.

Portanto, estar on-line nas mídias digitais, ter um site otimizado para aparecer nos primeiros resultados orgânicos do Google e investir em anúncios pagos farão com que sua imobiliária seja vista e atinja mais clientes.

Rentabilidade

A rede pode funcionar como uma forma de captação passiva. Isto é, o comprador vem até você por ter encontrado a imobiliária e pesquisado sobre as opções que ela oferece, e não ao contrário.

Com isso, os valores investidos em prospecção são menores mesmo com o número de potenciais clientes aumentando.

Autoridade

Se sua marca está on-line, atinge e tem interação com muitas pessoas, é sinal de que ela tem autoridade, credibilidade e respeito dentro do segmento.

Esta é uma maneira de projetá-la ainda mais e fazer com que ela fique conhecida entre os consumidores e concorrentes.

15 dicas para vender imóveis na internet

Antes de tudo vale dizer que a “melhor” estratégia de venda de imóveis on-line não existe, pois cada imobiliária possui sua realidade e formas diferentes de trabalhar. Contudo, algumas práticas são essenciais para ter sucesso e atingir este objetivo.

Diante disso, antes de iniciar suas ações de venda na internet, faça uma pesquisa sobre seu público-alvo, desenvolva uma persona (perfil de cliente ideal para imobiliária) com base em dados reais, estude sobre o mercado, suas variáveis e tendências, mapeie os principais concorrentes, dentre outros fatores.

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Cumprindo todas essas etapas acima, fica mais fácil desenvolver um mecanismo seguro para a venda de imóveis on-line. 

Agora, sem mais delongas, veja quais são as 15 estratégias para a sua imobiliária sair na frente!

1 – Saiba como o mercado se comporta on-line

Para planejar as melhores ações, é preciso saber como está o mercado imobiliário. Nos últimos anos, o setor passou por crises importantes e está em um momento de crescimento. A pandemia do coronavírus desestabilizou a economia mundial, no entanto, fez com que as taxas de juros caíssem, o que facilitou os financiamentos.

Assim, muitas pessoas procuram esse investimento como uma alternativa segura. É o momento de aproveitar as oportunidades de fechar negócios, o que depende de uma boa estratégia. A recomendação é transmitir segurança, contar com ferramentas modernas e garantir um bom relacionamento com os clientes.

2 – Faça vídeos dos imóveis

Uma tendência que vem trazendo resultados positivos é o uso de vídeos de divulgação de imóveis. O vídeo desperta interesse do cliente, além de oferecer uma visão bastante transparente e completa do produto – o que conta pontos para a imobiliária.

Outro ponto relevante é que os vídeos são bem avaliados nos motores de busca on-line. Em outras palavras, imóveis com vídeos de divulgação ficam melhor colocados nos resultados de buscas do Google ou mesmo do portal de imóveis.

3 – Otimize seu site com SEO

SEO é uma metodologia voltada para otimização de sites de acordo com as exigências do algoritmo do Google e boa experiência do usuário.

Com uma página imobiliária otimizada, você aparece nas primeiras posições dos resultados de uma pesquisa e atinge um maior número de pessoas.

4 – Use as redes sociais

As redes sociais projetam a sua imobiliária no mercado e a aproxima de potenciais clientes por meio de interações diretas com os seguidores.

Esse contato próximo pode ser usado para compartilhar informações valiosas, produzir conteúdos relevantes ou mesmo realizar uma abordagem de venda.

5 – Tenha um blog

Os blogs são como um “manual” que ajudam o usuário a descobrir, reconhecer e solucionar problemas.

Por meio deles, sua imobiliária pode oferecer conteúdo de valor aos usuários visando orientá-los para que eles cheguem com maior maturidade ao momento de compra.

6 – Invista em anúncios pagos

Os links patrocinados são uma ótima forma de impulsionar as vendas de imóveis on-line a partir de um investimento baixo!

Com eles, você escolhe quanto quer pagar para anunciar, consegue controlar o orçamento e paga apenas quando clicarem na sua propaganda.

7 –  Priorize a qualidade

A alternativa escolhida por muitas empresas é contratar um fotógrafo profissional para fazer as imagens de divulgação dos imóveis. Porém, não são todas as imobiliárias que possuem a estrutura ou o orçamento necessário para tanto. Nesse caso, uma boa câmera ou mesmo um celular com especificações adequadas podem ser bons substitutos, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Tire fotos amplas e que realmente mostrem o ambiente como um todo. Faça o potencial comprador se sentir dentro da casa.

8 – Contrate uma equipe especializada

Para que você não precise fazer tudo sozinho, contrate uma agência especializada em ações de vendas e branding on-line.

Assim, basta passar à equipe todos os objetivos da imobiliária e deixar que eles criem estratégias (com sua aprovação) para alcançá-los.

9 – Se aprofunde em Marketing Digital

O Marketing Digital possui uma infinidade de métodos para promover a presença on-line da sua imobiliária. 

Dentre seus benefícios, podemos destacar a segmentação, uma possibilidade de atingir os clientes certos no momento mais apropriado para a compra, o que aumenta as chances de negócio.

10 – Use Marketing de Conteúdo a seu favor

O Marketing de Conteúdo pode até não ser diretamente uma estratégia de venda, mas ajuda muito no processo.

Pois, ao promover sua imobiliária a partir de informações úteis e conhecimentos práticos, a marca passa a ganhar reconhecimento e mais que isso, o apreço do público. 

11 – Anuncie em portais imobiliários

Os portais são um dos primeiros lugares em que as pessoas procuram por casas e apartamentos. Isso significa que marcar presença nesses locais é muito importante para captar clientes.

Faça parcerias com portais conhecidos e insira seus anúncios, mas lembre-se: utilize boas fotos e vídeos, se possível.

12 – Ofereça atendimento on-line

Acredite, muitas vezes o potencial comprador está a uma dúvida rápida de ir adiante no negócio. 

Considerando essa realidade, trabalhe com canais de atendimento on-line para que sua equipe não perca nenhuma oportunidade de venda.

13 – Crie descrições convincentes para os anúncios

Comprar um imóvel representa um sonho, lembra? Então esqueça descrições óbvias como: “90 m², 2 quartos e 2 banheiros”, ainda que sejam precisas.

Prefira algo como: “apartamento amplo com 90 m² e 2 quartos, perfeito para casais com um filho”.

Detalhes simples como esse fazem com que a família se veja morando ali e podem ser um gatilho para a compra.

14 – Dispare e-mails marketing

Você deve sempre salvar o contato de uma pessoa que em algum momento demonstrou interesse em comprar, ainda que não tenha concluído o processo.

Logo, é possível contatá-la diretamente em outro momento e criar uma nova oportunidade de venda e e-mails marketing ajudam!

Ao receber o e-mail na caixa de entrada, aquele potencial cliente pode voltar a considerar sua imobiliária para fechamento ou mesmo encaminhar a proposta para um conhecido.

15 – Crie um processo de venda on-line

A venda on-line é diferente da off-line, e para tal crie fluxos distintos.

A venda de imóveis on-line deve focar em munir o potencial comprador com informações úteis, preparando-o para o momento de compra, diferente da off-line onde a abordagem é mais agressiva.

Está pronto para vender on-line? Então conheça a Group Educa e otimize sua gestão imobiliária!

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