Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Página Inicial / Condomínios / Descubra 4 dicas para reduzir custos na administradora de condomínios
Condomínios

Descubra 4 dicas para reduzir custos na administradora de condomínios

Como reduzir custos na administradora de condomínio: 1. Revise o planejamento; 2. Icentive o bom uso da infraestrutura; 3. Crie uma política consistente para redução de erros; 4. Execute processos em lote.

Laiane

Laiane Oliveira

17/09/2018
24/04/2025
Economizar é palavra de ordem para qualquer empresa, e para as administradoras de condomínios não é diferente. Seja em um momento de crise ou de investimento para expansão, reduzir custos é uma questão prioritária. Aproveitar recursos da melhor forma significa um melhor posicionamento no mercado, produtos ou serviços mais competitivos e uma margem de lucro mais alta. Neste artigo, listamos quatro oportunidades de economia especialmente direcionadas às administradoras de condomínios. Confira!

Como reduzir custos na administradora de condomínios?

1. Revise o planejamento

Tudo começa com organização. Cortar gastos sem uma avaliação cuidadosa pode lesar processos importantes para o negócio. Procure direcionar as reduções para os processos que menos afetam a geração de lucro. Também é fundamental envolver toda a equipe na estratégia, afinal, ela é o corpo da empresa. Por fim, tenha atenção àquelas etapas que dizem respeito ao atendimento ao cliente. Mesmo se a empresa estiver passando por momentos delicados, é primordial que isso não se transforme em uma piora sensível na prestação do serviço.

2. Incentive o bom uso da infraestrutura

Não há economia que não valha a pena. Reduzir custos pequenos e pontuais, que economizam algumas dezenas de reais mensalmente, quando somados, podem significar um montante relevante. Confira alguns exemplos:
  • Se sua empresa faz compras pequenas como produtos de limpeza no supermercado, considere comprar em atacados;
  • Avalie opções de terceirização. Muitas vezes, alugar veículos pode ser mais barato que ter uma frota própria, ou contratar uma empresa de transportes e entregas sai mais em conta que ter uma equipe interna dedicada a isso;
  • Crie estratégias para um atendimento online eficiente. Segunda via de boletos online ou requisição de espaços de uso comum significam economia em telefone, papel e entregas;
  • Já a economia de energia pode ser promovida pelo melhor aproveitamento da luz natural. Também vale aquela velha recomendação de substituir luminárias antigas por lâmpadas mais eficientes;
  • Outra alternativa para economizar com impressão é digitalizar os documentos. Relatórios, por exemplo, podem ser gerados e distribuídos digitalmente. Além da economia em suprimento, essa prática representa um ganho em segurança.
Conheça nossa plataforma para autoatendimento na administração de propriedades, o COM21.

3. Crie uma política consistente para redução de erros

Informações equivocadas geram muita dor de cabeça. Especialmente em áreas delicadas como a gestão financeira, um erro pode significar problemas com a justiça e gastos por parte da administradora. Mesmo em cenários menos extremos, ter que revisar todas as informações com muito cuidado e refazer etapas em que houve algum engano toma tempo da equipe. Sem essa tarefa, recursos humanos poderiam ser melhor aproveitados. Investir em soluções que reduzam a possibilidade de erros sem sobrecarregar a equipe pode ser a saída.

4. Execute processos em lote

Ainda falando em reduzir custos em recursos humanos, executar processos manuais em lote, com a ajuda de um sistema automatizado, certamente pode se converter em uma economia de pessoal. Isso vale para tarefas como lançamento de boletos, conciliação bancária e baixa de títulos. Na prática, se um profissional levaria dias executando a tarefa individualmente, a tecnologia permite que a etapa seja cumprida com comandos únicos. Para avaliar se sua administradora poderia se beneficiar ao adquirir um software de gestão, vale a pena calcular quantos condomínios um profissional consegue gerir com e sem a ferramenta. Essa economia de tempo pode ser a chave para que a administradora cresça em número de clientes sem a necessidade de aumentar a equipe na mesma proporção.

Você pode gostar também:

  • Entenda como funciona a conciliação bancária automatizada

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              Descubra 4 dicas para reduzir custos na administradora de condomíniosLaiane

              Laiane Oliveira

              Formada em Direito e mestre em Direito Empresarial com experiência em gestão de contratos, marketing e proteção de dados.


              Artigos relacionados

              Pix Automático
              Condomínios

              O que é e como vai funcionar o Pix Automático? 

              10/06/2025
              Software para controle de inadimplência
              Condomínios

              Como automatizar o controle de inadimplentes na administradora

              03/06/2025
              guarda de documentos de condomínio
              Condomínios

              Dicas para armazenar documentos de condomínio com segurança e eficiência

              27/05/2025
              Group Check: aumente a eficiência nas vistorias de imóveis com o Group Check
              Group Pessoas: facilite a rotina de RH e DP
              Group Check: aumente a eficiência nas vistorias de imóveis com o Group Check
              Group COM: comunicação integrada, gestão de reservas
              Group Shopping: controle as operações do seu shopping com precisão
              Group Software: simplifique a gestão do seu negócio com tecnologia de ponta
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções